
Matéria | Tribuna de Petrópolis 10-03-21
Postado em: 19 Jul, 2023
Por Janaina do Carmo em 10/03/21
- A Câmara Municipal aprovou a indicação legislativa do vereador Yuri Moura (PSOL) para que a Prefeitura promova ações para preservar o acervo do jornalista César Nunes.
- O acervo é composto por mais de 1.800 filmes, sendo 540 de Petrópolis, e está atualmente guardado em uma garagem de uma casa no Valparaíso.
- A expectativa é que o governo municipal encontre um novo local adequado para alocar o acervo, pois o local atual está mofado e o material precisa ser retirado de lá.
- Márcio Nunes, neto de César Nunes, comentou que continuará trabalhando na preservação e cuidado do acervo, mas conseguir uma sala adequada é a prioridade.
- Os filmes cobrem os anos de 1950 a 1980 e precisam ser catalogados e armazenados corretamente.
- O acervo preserva a memória do Estado do Rio de Janeiro e de Petrópolis, abrangendo atividades de diversos governos fluminenses e eventos históricos.
- O jornalista César Nunes produzia o "Revista da Tela", um cinejornal com edições semanais que apresentava notícias da capital do Estado, de Petrópolis e de outras cidades fluminenses.
- Até o momento, não houve resposta da Prefeitura de Petrópolis sobre as ações para a preservação do acervo.
- O jornalista César Nunes faleceu em 1990.
A Câmara Municipal aprovou uma indicação legislativa para que a Prefeitura de Petrópolis promova ações visando preservar o acervo do jornalista César Nunes. O acervo é composto por filmes que cobrem as décadas de 1950 a 1980 e precisam ser catalogados e armazenados adequadamente. A expectativa éque o governo municipal encontre um novo local para abrigar o acervo, que está atualmente em condições precárias. A preservação desse acervo é importante para manter viva a memória do Estado do Rio de Janeiro e de Petrópolis.
Venha fazer parte desse importante projeto de preservação! Seja um apoiador do acervo Cesar Nunes e ajude-nos a resgatar e disponibilizar para todos a rica história de Petrópolis. Com sua contribuição, poderemos digitalizar e restaurar esse valioso acervo, garantindo que ele seja acessível para pesquisas, uso em salas de aula e para o público em geral. Junte-se a nós nessa jornada de preservação e valorização da cultura local. Sua ajuda é fundamental!
Comentários (0)
Poste seu comentário